Minhas chamadas podem ser roteadas por um POP na UE?

Quando recebo uma chamada no meu Asterisk SIP, o IP é dos EUA e o atraso é enorme, 1–2 s (fazendo loop de entrada e saída; no meu SIP é 150 ms, na realidade é um horror)… Como eu moro na UE e meu servidor SIP fica na Alemanha, eu apreciaria muito se fosse possível que minhas chamadas fossem roteadas dentro da UE para estar em conformidade com o GDPR.

Oi @unusec,

Nosso encaminhamento SIP atual usa um relay baseado nos EUA, então um destino SIP na Alemanha não torna toda a rota apenas pela UE. O painel não oferece um seletor de roteamento pela UE.

Enviei um e‑mail para você pedindo um exemplo de chamada recente e perguntando se o atraso ocorre antes de chamar ou durante a conversa, para que a gente possa investigar. Por favor, mantenha os detalhes das chamadas e quaisquer capturas de rede nesse tópico privado.

Valeu, te mandei naquele tópico as informações/gravações, resumindo você tem 2 gravações:

• uma do servidor que manda o input para o output, então dá pra ouvir um atraso de ~150 ms entre eles

• uma de uma chamada real: eu começo a falar em 2,64 s e recebo de volta meu próprio áudio em 3,9 s.

O servidor SIP hospedado na Alemanha está rodando sobre TLS, codecs: opus, ulaw, alaw, g722, media_encryption = sdes com optimistic = yes, external_media_address + bind_rtp_to_media_address configurados.

Oi @unusec,

Obrigado pelas gravações. Analisamos suas chamadas de teste. Do nosso lado, o áudio passa direto: mesmo codec nos dois lados (G.711 u-law), sem transcodificação, sem jitter buffer, sem perda de pacotes. O relay nos EUA realmente adiciona distância. A partir dele, medimos cerca de 87 ms de ida e volta até o gateway europeu por onde suas chamadas chegam e cerca de 92 ms até o seu servidor, e o seu teste de eco atravessa cada trecho duas vezes, então o relay é responsável por aproximadamente 180 ms dos 1,3 s. Uma rota pela UE recuperaria cerca de 160 ms disso.

Isso deixa cerca de 1 s vindo de algum outro ponto do caminho. Dois testes ajudariam a delimitar melhor:

1. Ligar para o número a partir de uma linha fixa ou VoIP em vez de um celular. Redes móveis costumam adicionar 150–250 ms em cada direção.
  2. Verificar se há um jitter buffer ativado para esse endpoint no seu Asterisk.

Entrega via UE para SIP forwarding não está disponível hoje. Já avaliamos o que seria necessário e isso está na nossa lista, mas ainda sem previsão.