Quando recebo uma chamada no meu Asterisk SIP, o IP é dos EUA e o atraso é enorme, 1–2 s (fazendo loop de entrada e saída; no meu SIP é 150 ms, na realidade é um horror)… Como eu moro na UE e meu servidor SIP fica na Alemanha, eu apreciaria muito se fosse possível que minhas chamadas fossem roteadas dentro da UE para estar em conformidade com o GDPR.
Oi @unusec,
Nosso encaminhamento SIP atual usa um relay baseado nos EUA, então um destino SIP na Alemanha não torna toda a rota apenas pela UE. O painel não oferece um seletor de roteamento pela UE.
Enviei um e‑mail para você pedindo um exemplo de chamada recente e perguntando se o atraso ocorre antes de chamar ou durante a conversa, para que a gente possa investigar. Por favor, mantenha os detalhes das chamadas e quaisquer capturas de rede nesse tópico privado.
Valeu, te mandei naquele tópico as informações/gravações, resumindo você tem 2 gravações:
-
uma do servidor que manda o input para o output, então dá pra ouvir um atraso de ~150 ms entre eles
-
uma de uma chamada real: eu começo a falar em 2,64 s e recebo de volta meu próprio áudio em 3,9 s.
O servidor SIP hospedado na Alemanha está rodando sobre TLS, codecs: opus, ulaw, alaw, g722, media_encryption = sdes com optimistic = yes, external_media_address + bind_rtp_to_media_address configurados.
Oi @unusec,
Obrigado pelas gravações. Analisamos suas chamadas de teste. Do nosso lado, o áudio passa direto: mesmo codec nos dois lados (G.711 u-law), sem transcodificação, sem jitter buffer, sem perda de pacotes. O relay nos EUA realmente adiciona distância. A partir dele, medimos cerca de 87 ms de ida e volta até o gateway europeu por onde suas chamadas chegam e cerca de 92 ms até o seu servidor, e o seu teste de eco atravessa cada trecho duas vezes, então o relay é responsável por aproximadamente 180 ms dos 1,3 s. Uma rota pela UE recuperaria cerca de 160 ms disso.
Isso deixa cerca de 1 s vindo de algum outro ponto do caminho. Dois testes ajudariam a delimitar melhor:
- Ligar para o número a partir de uma linha fixa ou VoIP em vez de um celular. Redes móveis costumam adicionar 150–250 ms em cada direção.
- Verificar se há um jitter buffer ativado para esse endpoint no seu Asterisk.
Entrega via UE para SIP forwarding não está disponível hoje. Já avaliamos o que seria necessário e isso está na nossa lista, mas ainda sem previsão.