Suporte ao Livekit?

Alguém já usou SIP para encaminhar para um Siptrunk do Livekit? Adicionei o número SIP nas configurações,
VoIP : xxxxx.sip.livekit.cloud/john
Não consigo remover o /john, isso não funcionou, mas não acho que seja esse o problema.

Quando ligo para o meu flynumber recebo um sinal de “ocupado” e vejo “status fail, reason not found” no meu histórico de chamadas. No Livekit não vejo nenhuma tentativa de conexão.
Obrigado por qualquer dica!

1 Curtiu

Oi @Bernhard_Schelling,

Acabamos de testar o encaminhamento para um tronco SIP LiveKit do nosso lado e está funcionando bem — então o problema está na configuração do LiveKit, não na FlyNumber. Duas coisas para corrigir:

1. Mudar o username de john para o seu FlyNumber em E.164

Nas configurações VoIP da FlyNumber você precisa de:

• Host: xxxxx.sip.livekit.cloud
  • Username / details: o próprio FlyNumber em formato E.164 — por exemplo, +17185301799 para um número dos EUA, ou +34930521234 para um número da Espanha

Assim, o URI resultante fica [email protected]não john@….

O motivo: o tronco de entrada do LiveKit faz a correspondência das chamadas recebidas com base no usuário do campo To: no SIP INVITE, e espera o DID em E.164. john não vai corresponder a nada do lado deles, o que é exatamente por isso que você está vendo:

status fail, reason not found

Isso é o LiveKit respondendo com 404 Not Found porque nenhum tronco aceita esse usuário. Isso também explica por que você não vê nenhuma tentativa de conexão no painel do LiveKit — o INVITE é rejeitado no nível do tronco antes mesmo de chegar a uma dispatch rule.

2. No seu tronco de entrada do LiveKit, adicione o FlyNumber em numbers

{
  "trunk": {
    "name": "FlyNumber inbound",
    "numbers": ["+17185301799"]
  }
}

Se numbers não incluir o DID que você está chamando (e não estiver vazio como curinga), o LiveKit vai responder 404 sempre.

A dispatch rule — onde algo como john entraria para roteamento de sala — só importa depois que o tronco aceita a chamada. Primeiro acerte a correspondência tronco/número, depois se preocupe com o dispatch.

Sobre TLS e whitelisting de IP:

• TLS não é obrigatório a menos que você tenha habilitado explicitamente secure trunking no seu tronco LiveKit. O TCP/UDP/5060 padrão funciona imediatamente.
  • Whitelisting de IP não é obrigatório a menos que você tenha definido uma restrição allowed_addresses no seu tronco de entrada do LiveKit. Se tiver definido, nossos IPs de saída estão listados aqui: https://www.flynumber.com/docs/basic-settings/set-voip#ip-addresses

Tente as duas alterações acima e avise se ainda falhar — se falhar, envie o timestamp e vamos verificar exatamente quais cabeçalhos SIP o LiveKit retornou.

Uau, essa resposta foi super útil e detalhada :grin:

Vou tentar resolver e te mantenho informado(a)!

Muito obrigado(a)!!!

SIM, FUNCIONA!
Basicamente, tudo o que eu tive de fazer foi alterar o campo “Details” em “Forwarding Details”:

VOIP
Protocol SIP
Host: xxx.sip.livekit.cloud
Details: (+34…) - o Flynumber completo

Suporte da Livekit, vocês salvaram o meu dia :slight_smile:

1 Curtiu

Fico muito feliz em saber disso, @Bernhard_Schelling, e agradeço o feedback.

Se mais alguém tiver problemas com o LiveKit, adicionamos uma seção sobre isso em nossa documentação:

Obrigado novamente.