PBXww versus Phone System V2

Tenho usado a Flynumber para muitos usuários. Quando comprei o número pela primeira vez, configurei o PBXww como uma conta SIP para usá-lo como um SIP Trunk com um PBX 3CX. Basicamente esqueci disso, já que funcionou muito bem por anos.

Agora estou migrando meu PBX para uma nova máquina com um novo endereço IP. Como não consigo mais acessar o PBXww (já que ele requer Flash), configurei o número de telefone para apontar para uma nova conta SIP usando o Phone System V2.

No novo PBX, agora consigo fazer chamadas de saída a partir do meu PBX usando as novas credenciais. As chamadas de entrada ainda apontam para o PBX antigo com as credenciais antigas. O curioso é que ambos os PBXs mostram o SIP trunk como registrado na Flynumber. Cheguei até a desativar o PBX antigo para ver se a chamada de entrada seria redirecionada para o novo PBX, mas a chamada simplesmente cai.

Consegui fazer funcionar configurando o novo PBX com as credenciais SIP antigas. As chamadas de entrada agora estão chegando ao novo PBX sem problema. Parece que o novo PhoneSystem V2 NÃO sobrescreve a configuração antiga do PBXww.

Existe algum tipo de configuração de backend que precise ser feita no headend da Flynumber? Por favor, orientem.

1 Curtiu

Alguns detalhes que deixei de mencionar:

1. Embora o PBXww tenha sido desativado, ele ainda funciona!
  2. O novo PBX está apontando para o antigo hostname do Registrar/Server/Gateway e para o Outbound Proxy.

Oi @esori

Espero que esteja tudo bem

Sim, esse seria o comportamento esperado. É um pouco confuso, mas tivemos que manter ambos os sistemas telefônicos ativos enquanto os usuários migravam para o novo sistema

Quando o novo sistema foi ativado pela primeira vez na sua conta, foram enviadas a você (no seu caso em 20 de março, por e‑mail) instruções sobre como configurar o(s) número(s) para o novo sistema. Talvez devêssemos ter sido mais claros nisso, pedimos desculpas por isso.

Eu acessei a sua conta e corrigi isso para você. Os números agora estão indo completamente para o novo sistema telefônico – você pode ver isso em Minha conta > Meus FlyNumbers

Sim, ele será descomissionado até o final do ano, então ainda deve funcionar até lá

Acho que você vai gostar bastante do novo sistema de PBX; se houver quaisquer bugs ou funcionalidades que queira reportar, por favor nos avise

Obrigado e estou à disposição se precisar de qualquer coisa

Tenho certeza de que as suas instruções foram claras o suficiente. Eu só fui com o velho slogan “Se não está quebrado, não mexa”. E bem, aqui estamos nós…

Mudei para as novas credenciais SIP, mas o 3CX não está atendendo a chamada recebida, embora ambos os troncos estejam aparecendo como registrados no Flynumber e no novo 3CX. Parece ser um problema de autenticação tanto para a chamada de entrada quanto para a de saída.

Você tem alguma ideia do que eu deveria modificar nesses campos? Veja o anexo.

Estou supondo que as configurações do seu lado devem ter mudado.
Agradeço a sua ajuda!

Finalmente descobri isso. Aqui estão todas as etapas que segui:

1. Alterei o encaminhamento no meu fynumber para “VOIP”, em “host” inseri “flypbx[.]com” (sem os colchetes) e em “details” inseri o FlyNumber. Isso é feito em [My Account > My FlyNumbers>details>change forwarding.
  2. Em seguida, abri o sistema telefônico em My account > PBXww panel>Phone System V2
  3. Adicionei meu flynumber e conectei a um ring group>contact>sip account
  4. Obtive o nome de usuário, senha e domínio da conta sip do flynumber e os coloquei no 3cx.
  5. Nas configurações de entrada (inbound settings), desmarquei a opção “call source identification”.

Está oficialmente funcionando no novo sistema telefônico.

PS: Não há nada como fazer uma pausa e recomeçar com a mente fresca para conseguir resolver as coisas.

Fico muito feliz em saber e agradecemos por você ter postado a solução!

Ok, isso faz sentido, já que a conta SIP não é baseada em IP (pelo texto que estou vendo na captura de tela do 3CX que você enviou)

Muito verdade! É ainda mais gratificante quando as coisas são “resolvidas”

Obrigado e fico à disposição caso você precise de qualquer coisa

Edit: Link do 3CX - https://www.3cx.com/blog/docs/did-voip-provider/

PBXww (v1) tinha funcionalidade de discagem externa. O V2 oferece suporte a isso?

Oi @Rolan

Você está se referindo ao recurso de código de acesso de discagem, correto? Em que você liga para o seu FlyNumber, ele lhe dá um tom de discagem, você digita um PIN (que você cria) e então ouve um tom de discagem. A partir daí, você digita qualquer número de telefone para o qual queira ligar.

Infelizmente isso não está disponível no novo V2, isso pode mudar, mas não teríamos uma data…

Se houver demanda suficiente, pode ser algo que voltemos a introduzir como um recurso independente.

E se você quer dizer “discagem para fora” como em chamadas de saída em geral, então sim, o novo phone system lhe dará a capacidade de criar uma conta SIP, a partir da qual você poderá fazer chamadas de saída (o FlyNumber aparecerá como o identificador de chamada – caller ID).

Obrigado por postar e avise se tiver qualquer outra dúvida.