FlyNumber no Android com app *GRÁTIS* para fazer/receber chamadas - RABBIT HOLE

,

Para quem estiver enfrentando as areias sempre movediças do campo ULTRA complexo de VOIP, SIP, TRUNK e cerca de uma dúzia de outros termos ininteligíveis para essa tecnologia, saiba que este é um campo muito detalhado e técnico que exige MUITA leitura, aprendizado e frustrações!

Minha tarefa: fazer uma chamada para um número 800 do Reino Unido a partir do meu telefone Android.

1 semana de esforço intenso. Sem sucesso.

Primeiro vamos falar sobre os apps Android, dos quais existem muitos. O app recomendado não se chama FlyNumber, não, ele está habilmente disfarçado com o nome “phone.systems” por motivos que não são claros. Tendo desperdiçado pelo menos uma dúzia de horas tentando instalar isso, quanto mais configurar, ao longo de muitos meses, posso atestar que é ou uma versão beta ruim ou simplesmente um software lixo extremamente frustrante. O mais preocupante é que isso não está sendo reconhecido.

Em seguida vem o Voiper GRATUITO. Ele funcionou por alguns meses com telas de aviso para fazer upgrade, mas você consegue fazer/receber chamadas com ele. Quando as chamadas para o Reino Unido não funcionaram a partir de um número dos EUA, optei por um segundo número no Reino Unido. O Voiper GRATUITO SÓ FUNCIONA COM UM NÚMERO. Se você vai pagar por um app, então Voiper provavelmente não é a primeira escolha.

Se você for como eu e tiver um telefone de um país, um cartão de crédito de outro e estiver atualmente em um terceiro, a Google Play Store não permitirá a compra de apps. O outro problema é que, quando você troca de telefone, como eu faço a cada dois meses, o processo de instalar o app que você já comprou vira uma ou duas horas de ligações para o suporte e dor de cabeça.

Foi sugerido que: Groundwire ou Acrobits funcionam com FlyNumber. Há outros, faça uma busca no Google. Sip2Sip é apenas para chamadas recebidas.

Depois há outras versões supostamente gratuitas como o 3CX. Eles agora removeram a opção Generic SIP e só listam “supported providers” (provedores compatíveis) que, é claro, não incluem FlyNumber.

Lá se vai mais um dia inteiro desperdiçado.

Agora vou passar para a próxima opção e tentar instalar e configurar aquele trunk, SIP, número, senha, etc. etc.

Vou acrescentar mais a isto à medida que eu avançar pelo restante das opções de apps Android.

Oi @Linguini,

Obrigado por postar, e o seu feedback aqui é realmente muito apreciado.

Embora concordemos que, inicialmente, isso possa parecer esmagador, na verdade é uma premissa simples depois que você a entende. A ideia por trás de oferecermos aqui uma estratégia mais “técnica” é permitir a máxima flexibilidade. Com SIP (o padrão para transporte de telefonia/VoIP), os usuários finais podem realmente personalizar a forma como as chamadas são feitas e recebidas.

Acontece que nossa aposta foi certeira, as plataformas de IA agora estão oferecendo integrações SIP em suas plataformas – isso significa que configurar um FlyNumber com elas é fácil e direto ao ponto.

Veja: Vapi AI SIP intro e Using SIP with OpenAI como exemplos disso.

Com IA, isso agora é muito mais fácil de entender, especialmente com o nosso recurso adicionado recentemente em que você pode visualizar nossa documentação em markdown (um formato que a IA consegue entender facilmente). Veja esta postagem no X.

Então, por exemplo, você pode colocar esta URL no ChatGPT https://www.flynumber.com/docs/phone-system-guide/main-menu/contact-methods.md e fazer perguntas – “Como eu faria isso funcionar no meu telefone Android?” … “Confira a outra documentação deles para me ajudar a entender isso” – e assim por diante.

Você já tentou o Linphone? Acho que isso pode ser uma opção viável aqui.

https://www.linphone.org/en/download/#linphoneapp

Conte para nós se isso funciona para você; adoraríamos ouvir o seu feedback.

Não. Você já?

Primeira vez que você mencionou isso depois de quantos e‑mails de suporte…

OK, vamos começar…

Vá ao e‑mail, escaneie o código QR
mensagem de erro: INVALID QR CODE (CÓDIGO QR INVÁLIDO)

Hmmm, acho que lembro que o convite expira, mas não lembro depois de quanto tempo, então

reenviar convite

h t t ps://w w w .fly number .com / pbx - panel

lado direito: clique em Phone System Panel no menu lateral.
lado esquerdo: clique em users
clique nos três pontos do usuário
clique em Resend Invite App
(isto envia um código QR para o seu e‑mail)
Vá ao e‑mail, escaneie o código QR
mensagem de erro: INVALID QR CODE (CÓDIGO QR INVÁLIDO)

pular código QR e inserir os dados manualmente
clique em “use third party SIP account”
Username (nome de usuário)
password (senha)
Domain: sip.phone.systems
display name: Phone Systems
UDP
TCP
TLS
Hmmm, tentar os três
mensagem de erro: Wrong password or username (Senha ou nome de usuário incorretos)

Configurações avançadas:
AuthenticaionID - deixar em branco
SIP Proxy server URL -***
mensagem de erro: Wrong password or username (Senha ou nome de usuário incorretos)

Busca com IA: setup linphone for flynumber
assistir a um vídeo de 10 min com o meu bigode handlebar
USERNAME IS USUALLY YOUR EXTENSION NUMBER (O NOME DE USUÁRIO GERALMENTE É O SEU NÚMERO DE RAMAL)
Oooooooook, vamos tentar isso, mas qual é esse número???
tentar alguns, como o que vem depois da / em Forwarding details VoIP : flypbx . com/

e aqui estamos de novo, totalmente perdidos na terra do SIP.

mais uma hora na toca do coelho com este app.

Vamos postar isso… ERRO Usuários só podem postar 2 links

suspiro… refazer o post

Sinto muito saber que você está tendo problemas com isso, @Linguini.

Sim, e você pode adicionar várias contas SIP.

Na verdade, acabei de testar isso agora para ter certeza.

A configuração foi bem simples, use “conta SIP de terceiros” (“third-party SIP account”).

A única configuração com a qual você precisa se preocupar (até onde eu sei) é o “transporte” (“transport”) – por padrão, eles deixam TLS selecionado. Em vez disso, escolha TCP ou UDP.

Isso não tem nada a ver com o aplicativo phone.systems ou com qualquer lógica de código QR (nem com a FlyNumber nem com o Linphone).

Certifique-se de que está usando as credenciais SIP de “SIP Accounts” no seu painel do sistema telefônico.

Avise-nos se encontrar qualquer problema.

OK, aqui vamos nós, semana 2 tentando fazer uma chamada para um número 800 do Reino Unido

>Sim, e você pode adicionar várias contas SIP.

Bem, era isso que eu estava pedindo na semana passada…

>A configuração foi bem simples, use “third-party SIP account”.

Como mencionei, essa parte eu entendi :slight_smile:

O resto dos detalhes é que eu expliquei que não consegui descobrir

“BEM SIMPLES” é um app que instala, lê um QR code e REALMENTE FUNCIONA!

até agora, 2 semanas e NADA é bem simples!

Como mencionado, o app phone.systems não permite a configuração e fica travado tentando (Android versão recente). É inutilizável.

>Certifique-se de que está usando as credenciais SIP de “SIP Accounts” no seu painel do sistema telefônico.

ESSE é o problema que identifiquei acima – QUAIS credenciais exatamente?

Você explica em detalhes os passos com os quais eu não preciso de ajuda e depois não fornece os detalhes com os quais eu REALMENTE preciso de ajuda. Isso não é Suporte!

Eu preciso de uma URL. Eu preciso de um exemplo. Eu preciso de detalhes. Esta é a semana 2…

Tenho quase certeza de que vocês têm um bom produto, mas configurar essas coisas NÃO É TRIVIAL para pessoas ocupadas que não querem lidar com aprender tecnologia de telefonia de baixo nível!

>phone system panel.

Presumo que seja aqui???

https://www.flynumber.com/my-account

ENTÃO CLICO em “phone system panel” à direita??

Isso me leva a uma página com um monte de instruções:

Configure Seu Sistema Telefônico

Crie fluxos de chamadas personalizados usando nossa interface intuitiva de arrastar e soltar. Crie sistemas telefônicos profissionais com grupos de toque, correio de voz e roteamento avançado – tudo com atualizações em tempo real que entram em vigor imediatamente.

Principais Recursos

• Interface Visual: Construtor de arrastar e soltar com módulos e conexões de cabos virtuais

• Atualizações em Tempo Real: As alterações são aplicadas imediatamente – não é necessário salvar

• Grupos de Toque (Ring Groups): Distribua chamadas para vários membros da equipe simultaneamente

• Filas de Chamadas (Call Queues): Estratégias Ring All ou Round Robin para distribuição de chamadas

• Resposta de Voz Interativa (IVR): Crie sistemas de menu para quem liga

• Condições de Horário (Time Conditions): Direcione chamadas de forma diferente com base no horário comercial

• Correio de Voz Profissional: Capture mensagens quando as chamadas não são atendidas

Como Funciona

1. Adicionar Módulos: Coloque números de telefone, grupos de toque e outros blocos de construção na sua área de trabalho

2. Conectar Componentes: Use cabos virtuais para rotear chamadas entre módulos

3. Organizar Fluxos: Agrupe módulos relacionados em fluxos de chamadas e áreas de trabalho

4. Testar Imediatamente: Todas as alterações entram em vigor instantaneamente para testes em tempo real

NÃO VEJO “SIP ACCOUNTS” nessa página….

Eu devo clicar no botão “Launch Phone System”?

PERDIDO DE NOVO

Então, ignorando esse buraco de coelho que não levou a lugar nenhum, talvez eu devesse olhar para os detalhes que eu conheço:

username=ca*****

password=*******

Mas isso é para fazer login na minha conta. Eu uso isso no linphone? Parece improvável, mas vocês não dizem

Talvez seja

Username: f5*******s
Password: v#####o

em seguida vem domain

isso é isto:
Domain/server: sip.phone.systems

ou apenas: phone.systems

vocês não dizem

Depois Display name, que presumivelmente é irrelevante e eu posso escolher qualquer coisa?

Por fim TLS UDP TCP, que vocês de fato especificaram (um dentre os cinco de que eu preciso)

POR FAVOR POR FAVOR tenham em mente que essas coisas podem ser triviais para vocês, mas NÃO para os clientes :confused:

Tentei o l/p para a conta do Reino Unido e sip.phone.systems para o domínio

FALHA AO FAZER LOGIN – CÓDIGO DE ERRO: IOERROR

Oi @Linguini,

Desculpe por toda essa troca de mensagens.

Correto, você clica em “Launch Phone System” para abrir o painel.

Vá em “Contact Methods” e depois em “SIP Accounts”.

Aqui:

Clique nos 3 pontos verticais à esquerda da linha/entrada para ver as informações SIP de cada uma. Seu número dos EUA parece ativo (também mostra o status da conexão). O número do Reino Unido não aparece como ativo.

Você pode usar UDP ou TCP – nessa mesma tela de configurações (depois de clicar nos 3 pontos verticais), você vai notar que tanto TCP quanto UDP estão conectados.

Por favor, tente adicionar as contas SIP do FlyNumber do Reino Unido a partir dali no seu cliente SIP e nos informe os resultados – se puder postar capturas de tela do Linphone/Zoiper, isso pode ajudar.

P.S.

Se não for muito incômodo enviar uma gravação de tela do que está acontecendo, isso pode ajudar bastante. Há uma equipe de desenvolvimento ativa, então as mudanças seriam bem rápidas, e isso pode resolver todos os problemas (já que o app torna as chamadas com base no DID/FlyNumber muito mais fáceis).

Na semana passada eu estava ocupado demais para trabalhar nisso. Então aqui estamos nós, na semana 4 tentando configurar QUALQUER app para fazer uma chamada para um número 800 do Reino Unido.

Neste caso, Linphone…

clique em “Launch Phone System” para abrir o painel.

Vá em “Contact Methods” e depois em “SIP Accounts.”

Eu não vejo o que está na captura de tela que você postou. Eu vejo:

apenas uma linha com meu nome de usuário e “not assigned”

Clicar nos três pontos revela duas opções.

Nenhuma delas parece ter informações de SIP

Suspiro… Ocorre‑me que poderia ser útil me enviarem essas informações por e‑mail e IDENTIFICÁ‑LAS CLARAMENTE como algo para guardar em um lugar seguro.

Também poderia ser uma boa ideia EXIBI‑LAS CLARAMENTE na página inicial quando eu fizer login na minha conta.

Presumo que é isso que está enterrado no código QR? (que não funciona por algum motivo)

Isso realmente não deveria ser tão difícil…

Oi @Linguini,

Espero que esteja tudo bem.

Você precisa clicar em “SIP Accounts” – a sua captura de tela mostra que você está em “App Configurations” – clique no item logo ao lado.

Correto, porque você não está visualizando informações de SIP; você está olhando as configurações de App configuration, que dizem respeito ao aplicativo do sistema telefônico.

Isto é Contact Methods, mas como você vê, não há contas SIP.

Segui suas instruções cuidadosamente… Não há contas SIP em Contact Methods.

MAS

há uma SIP accounts NO TOPO DA PÁGINA.

É isso que você quer dizer?

Se estou no lugar certo, clicar nos 3 pontos abre este menu.

Este painel é complexo, contraintuitivo e detalhado. Você não está me dando informações suficientes para navegar.

POR FAVOR CONSIDERE QUE ISSO NÃO É SIMPLES PARA PESSOAS QUE NÃO TRABALHAM COM ISSO TODOS OS DIAS

Eu inseri essas informações no Linphone com sucesso

Tentei fazer uma chamada para um número 800 do Reino Unido – TEMPORARILY UNAVAILABLE

o que isso significa?

1 curtida

Oi @Linguini,

Agradecemos o feedback. Estamos analisando soluções para tornar isso mais intuitivo — especificamente algum tipo de chatbot com o qual você possa interagir para configurar tudo. (Exemplo: “Configure meu número do Reino Unido para uma conta SIP e me forneça as credenciais.”)

Parece que agora você já tem isso configurado corretamente. Ao fazer chamadas, por favor remova o “+” e isso deverá funcionar.

Então, por exemplo, para ligar para um número gratuito do Reino Unido, tente 448007312345.

Obrigado e nos avise se funcionar.

Eu tentei isso

por algum motivo inexplicável, o número é convertido para

+66800731.….

Por isso eu adicionei o +

NÃO ESTÁ FUNCIONANDO

Você poderia, por favor, testar um destes aplicativos gratuitos com a minha conta para ter certeza de que isso realmente vai funcionar? Este é o 4º ou 5º a[[ em que perdi horas tentando fazer funcionar

Frustrado

Oi @Linguini,

Entendi. Estou pensando que você pode ter algum tipo de regra de reescrita configurada no telefone/app.

Em outras palavras, algo está dizendo ao app para remover o 44 e substituí-lo por +66 ou algo parecido.

Parece que isso é um problema conhecido no app Linphone, pois encontrei isto online:

https://www.reddit.com/r/VOIP/comments/1hr23a1/cant_dial_number_on_linphone/

E aqui:

Em vez de usar a barra de pesquisa para discar um número, tente este ícone, como alguém mencionou no Reddit:

Acabei de usar suas credenciais SIP do Reino Unido no iPhone e confirmei que está funcionando. Em “Transport”, escolha UDP, pois foi o único ajuste necessário (embora possamos ativar TLS, mas isso é outra conversa).

Eu precisei selecionar a aba “Calls” na parte de baixo, depois o ícone no canto inferior direito (igual ao da captura de tela postada acima) – então apareceu um teclado numérico que consegui abrir.

Enviei para você o número 800 para o qual estou tentando ligar

Por favor, teste ESSE NÚMERO porque não está funcionando para mim

Configurei a conta do linphone para colocar +44 na frente de todos os números e usar UDP

Parece não haver nenhuma maneira de desativar a adição do código do país no início com o Linphone (linphone).

O número foi testado e confirmado como funcionando (com suas credenciais SIP).

Você poderia olhar as “Configurações” avançadas no app Linphone, por favor – Chamadas > Configurações avançadas?

Para Criptografia de mídia, tente “Nenhuma”.

Para Codecs de áudio, selecione todos.

Sabemos que antes suas tentativas com o Linphone estavam funcionando, então não temos certeza do que aconteceu. Caso haja algum problema de firewall ou de rede com o próprio Linphone, você pode tentar uma rede diferente (Wi‑Fi diferente ou dados móveis)?

Se nada disso funcionar, por favor nos envie capturas de tela das configurações do app.

Eu não consegui fazer o linphone nem nenhum outro aplicativo SIP GRATUITO funcionar, exceto o Zoiper, que é limitado a um número. Para ligar para o Reino Unido eu precisava de um segundo número, então o Zoiper era inútil.

O Linphone agora está funcionando. Depois de muito tentativa e erro, o problema parecia ser o IPv6. Desativar esse protocolo nas configurações avançadas do linphone presumivelmente forçou o linphone a usar IPv4, o que funcionou.

Outra possibilidade é que minha VPN esteja configurada para bloquear conexões IPv6.

A próxima questão é como usar dois números com o linphone sem ter que criar uma nova conta (inserindo usuário/senha) cada vez que eu mudo de um para o outro.

1 curtida