Para quem estiver enfrentando as areias sempre movediças do campo ULTRA complexo de VOIP, SIP, TRUNK e cerca de uma dúzia de outros termos ininteligíveis para essa tecnologia, saiba que este é um campo muito detalhado e técnico que exige MUITA leitura, aprendizado e frustrações!
Minha tarefa: fazer uma chamada para um número 800 do Reino Unido a partir do meu telefone Android.
1 semana de esforço intenso. Sem sucesso.
Primeiro vamos falar sobre os apps Android, dos quais existem muitos. O app recomendado não se chama FlyNumber, não, ele está habilmente disfarçado com o nome “phone.systems” por motivos que não são claros. Tendo desperdiçado pelo menos uma dúzia de horas tentando instalar isso, quanto mais configurar, ao longo de muitos meses, posso atestar que é ou uma versão beta ruim ou simplesmente um software lixo extremamente frustrante. O mais preocupante é que isso não está sendo reconhecido.
Em seguida vem o Voiper GRATUITO. Ele funcionou por alguns meses com telas de aviso para fazer upgrade, mas você consegue fazer/receber chamadas com ele. Quando as chamadas para o Reino Unido não funcionaram a partir de um número dos EUA, optei por um segundo número no Reino Unido. O Voiper GRATUITO SÓ FUNCIONA COM UM NÚMERO. Se você vai pagar por um app, então Voiper provavelmente não é a primeira escolha.
Se você for como eu e tiver um telefone de um país, um cartão de crédito de outro e estiver atualmente em um terceiro, a Google Play Store não permitirá a compra de apps. O outro problema é que, quando você troca de telefone, como eu faço a cada dois meses, o processo de instalar o app que você já comprou vira uma ou duas horas de ligações para o suporte e dor de cabeça.
Foi sugerido que: Groundwire ou Acrobits funcionam com FlyNumber. Há outros, faça uma busca no Google. Sip2Sip é apenas para chamadas recebidas.
Depois há outras versões supostamente gratuitas como o 3CX. Eles agora removeram a opção Generic SIP e só listam “supported providers” (provedores compatíveis) que, é claro, não incluem FlyNumber.
Lá se vai mais um dia inteiro desperdiçado.
Agora vou passar para a próxima opção e tentar instalar e configurar aquele trunk, SIP, número, senha, etc. etc.
Vou acrescentar mais a isto à medida que eu avançar pelo restante das opções de apps Android.