Olá,
O meu nome é Luis Landi, sou cidadão italiano e atualmente vivo em Portugal.
Tenho uma empresa registada em Portugal, que presta serviços para pequenas empresas.
Estou à procura de disponibilizar números de telefone geográficos italianos (+39 DIDs locais) para os meus clientes em Itália. Cada cliente precisaria do seu próprio número local (por exemplo, +39 02 Milão, +39 035 Bérgamo, +39 030 Bréscia) que receba chamadas de voz e as encaminhe via SIP para o nosso servidor.
A MINHA SITUAÇÃO:
- Cidadão italiano (tenho passaporte italiano e Codice Fiscale)
- Residente em Portugal (sem morada residencial atual em Itália)
- Empresa registada em Portugal (com NIF/VAT português)
- Sem registo de empresa italiana nem Partita IVA
Compreendo que os números geográficos italianos exigem um comprovativo de morada em Itália na área correspondente ao prefixo do número. Como atualmente não tenho uma morada residencial em Itália, tenho pesquisado opções e gostaria de perceber quais destas seriam aceites pelo vosso processo regulatório:
OPÇÃO 1 — ESCRITÓRIO VIRTUAL ITALIANO / DOMICILIAÇÃO
Posso obter uma “domiciliazione sede legale” (domiciliação de sede legal) em Milão através de serviços como sedelegalevirtuale.it ou sedelegale.pro. Isto dá‑me uma morada comercial real em Milão com um contrato de domiciliação assinado (contratto di domiciliazione).
Este contrato seria aceite como comprovativo de morada?
OPÇÃO 2 — FATURA DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE UM FAMILIAR
Tenho família na zona de Milão/Bérgamo. Podem fornecer uma fatura recente de serviços (gás, eletricidade) com uma morada na área correta.
Uma fatura de serviços em nome de um familiar seria aceite se combinada com o meu passaporte italiano e uma declaração de hospitalidade (dichiarazione di ospitalità)?
Ou a fatura tem de estar estritamente em meu nome ou em nome da minha empresa?
OPÇÃO 3 — REGUS / ESCRITÓRIO VIRTUAL INTERNACIONALMENTE RECONHECIDO
Posso obter um escritório virtual Regus em Milão, que fornece uma morada comercial com um acordo de prestação de serviços formal.
Um acordo de serviços da Regus seria aceite?
OPÇÃO 4 — REGISTAR‑ME COMO PARTICULAR (e não como empresa)
Sendo eu cidadão italiano com Codice Fiscale, poderia registar‑me como particular em vez de como empresa? Os requisitos parecem mais simples para particulares (passaporte + número fiscal + comprovativo de morada).
Se sim, que documentos de comprovativo de morada aceitam para particulares?
AS MINHAS PERGUNTAS:
- Quais das quatro opções acima aceitariam para a ativação de números geográficos italianos?
- A morada tem de estar especificamente em MEU nome, ou pode ser uma morada de empresa ou de um familiar?
- Uma empresa portuguesa com uma morada de escritório virtual em Itália pode disponibilizar DIDs geográficos italianos, ou tem de ser uma empresa italiana?
- Quanto tempo demora, em média, a aprovação regulatória depois de os documentos serem submetidos?
- Oferecem SIP trunking para que eu possa encaminhar as chamadas para o meu servidor (hospedado em Frankfurt, UE)?
- Têm uma API para aprovisionamento automático de números? Prevejo necessitar de 5 a 50 números nos próximos 6 a 12 meses.
Estou pronto para começar de imediato e disponível para fornecer qualquer documentação necessária. Só quero ter a certeza de que compreendo os requisitos antes de comprar um escritório virtual ou reunir os documentos.
Obrigado pela vossa ajuda,
Luis Landi